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Colesterol

E ai já programou seu check up anual??? E do seu filho?


Voce sabia que o Colesterol é um dos vilões apontados em nova pesquisa do Ministério da Saúde
Pesquisa aponta que o colesterol está presente em 20% da população e as doenças crônicas são responsáveis por 72% dos casos de óbito no Brasil. 
Mais da metade da população brasileira (52,5%) está, hoje, acima do peso. Atualmente, fatores de risco para doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes, correspondem a 72% dos óbitos registrados no País.
Ao contrário do que muitos pensam, o colesterol é essencial para o nosso corpo, sendo necessário para a estrutura das nossas células,  tecidos e ossos. Ele também é necessário para o desempenho de funções vitais e serve como matéria-prima para a produção de hormônios.

O colesterol conhecido como “ruim” (LDL), por exemplo, em excesso, pode se depositar nas paredes das artérias, podendo entupir os vasos. Caso isso ocorra nas artérias coronárias, pode causar dores no peito e infarto, enquanto que, caso se deposite nas artérias cerebrais, pode provocar o acidente vascular cerebral, conhecido como derrame. Já o colesterol HDL (“bom” colesterol) leva o excesso de colesterol ao fígado, para que seja eliminado pelo intestino ou reutilizado pelo organismo.
Sim as crianças também podem ter o Colesterol “ruim”.


Doença Silenciosa
De acordo com o cardiologista  Dr. José Rocha Faria Neto, doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP e Presidente do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o colesterol é considerado o “vilão”  do coração por não provocar sintomas. “Em geral, as pessoas só descobrem que estão com o colesterol elevado, quando sofrem um ataque do coração ou um acidente vascular cerebral”, comenta. “O ideal é que passem em consulta com seu médico de confiança e realizem exames periodicamente, lembrando de também cuidar muito bem da alimentação e de praticar atividades físicas com regularidade”, opina.
As sugestões do Dr.José, vêm ao encontro de mais alguns dados relevantes apontados pela pesquisa do Ministério da Saúde: o colesterol acomete hoje 22,2% das mulheres adultas

Embora elas tenham hábitos alimentares mais saudáveis com o consumo de frutas e hortaliças (42,5%, contra 29,4% entre os homens), as mulheres praticam menos atividades físicas do que os homens (30% contra 42%).
Para prevenir o excesso de colesterol a nutricionista Christiane Vitola indica a mudança de hábitos alimentares e a prática de atividades físicas. “Dê preferência ao consumo de carnes magras como peixes e frango e inclua as opções de queijos, iogurte e leite com teor reduzido de gorduras. Além disso, dê preferência às gorduras “boas”, como as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, presentes no azeite, nozes, amêndoas, peixes e creme vegetal, e lembre-se de que o consumo de frutas, verduras e legumes deve ser diário e variado”, aconselha.
Confira abaixo os alimentos selecionados pela nutricionista, que podem auxiliar na redução

Alimentos adicionados de fitoesteróis
Eles têm eficácia comprovada no auxílio da redução da absorção do colesterol e podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal, como verduras e legumes, e também em alimentos enriquecidos como os cremes vegetais. Utilizando a dose correta, é possível observar os benefícios em 3 semanas de consumo, quando associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis.

Aveia
Rica em fibras que podem auxiliar na diminuição da absorção do colesterol.

Frutas e hortaliças
São ricas em fibras e antioxidantes protegendo a LDL contra a oxidação.

Óleos vegetais

Canola e soja, por exemplo, são fontes de gorduras poli-insaturadas e, quando utilizados em substituição à gordura saturada, contribuem para a manutenção dos níveis de colesterol em valores adequados

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