08 junho 2015

Dicas para uma Festa Junina sem contaminação


 
Quem não gosta de Festa Junina?
Muita comida boa e com ela o “perigo” de contaminação
Nem sempre conseguimos saber se os alimentos estão estragados só pela aparência ou pelo gosto.
Temos que saber lidar com as tentações causadas pela tentação da maçã do amor ou da paçoca de amendoim.
Como não tem como sabermos como cada alimento foi preparado, o ideal é ficar de olho em alguns detalhes antes de comprar.
Pois com uma Canjica podemos “ganhar “ um “PI-ri-ri”  e isso nem Santo Ajuda!
Fique de olho a essas dicas do biomético Roberto Martins Figueiredo, o dr. Bactéria.

A canjica, por exemplo, deve ser servida bem quente; caso contrário, a menos de 60° C, será contaminada por bactérias. Portanto, se não estiver na temperatura recomendada, não tenha vergonha: peça para que a coloquem no fogo de novo antes de servir”. 
Bolos secos,  a pipoca e o quentão , dificilmente causam problemas à saúde.
 Hod dog o perigo ronda com a Listeria monocytogenes, bactéria que pode causar diarréia, cólicas intestinais e aborto até 12 horas após a ingestão. Para evitar atropelos, evite consumir o produto in natura, cru, ou com maionese caseira. A Salsicha deve ser refrigerada até antes da fervura onde deve permanecer totalmente submersa.
 Churrasquinho bom é aquele livre de Escherichia coli 0157:h7, microorganismo que se torna ativo no corpo humano, provocando diarréias e cólicas entre outras complicações terríveis, quando se consome a carne mal passada ou quando foi mal refrigerada. O ideal é o espeto preparado na hora e bem passado
O prato de farofa onde quem compra espetinho molha a carne e a leva à boca e mergulha de novo no prato e morde mais um pedaço. No fim, essa farinha está cheia de saliva e vira um caldo de reprodução de bactérias.
Para evitar isso, peça para que ela seja acondicionada em um recipiente parecido com o de mostarda ou catchup, mas com bico mais largo, para que, ao passar de mão em mão, seja salpicada individualmente.
Milho cozido, saiba que ele só pode ser consumido sem o perigo de contaminação pelo Bacillus cereus se for mantido em água quente, isto é, a mais de 60° C, e conservado em caixa térmica. Em qualquer hipótese, lembre-se de não comprar espiga que esteja em temperatura ambiente ou fora da água quente
A mesma bactéria pode se instalar no pinhão, provocando desordem intestinal, se ele for mantido também em temperatura inferior a 60° C por mais de duas horas. Para evitar problemas, ele precisa ser refrigerado em pequena quantidade, inicialmente descoberto, e, antes de ser servido, deve ir para a água fervente a pelo menos 80° C.
Pé-de-moleque e paçoca de amendoim  podem ser verdadeiro veneno. quem diria? A utilização de amendoim embolorado na confecção dos quitutes pode ser muito prejudicial à saúde e traz até mesmo risco de câncer hepático. Por isso, desconfie do que está levando à boca. O mesmo acontece com a maçã do amor: se ao morder você observar bolor na parte interna, jogue fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...