18 agosto 2015

A importância do Café da Manhã

Quem nunca se esqueceu de tomar o café da manhã? Ou só tomou uma xícara de café, correndo saiu para suas tarefas diárias.

O café da manhã é uma das refeições mais importantes . A primeira refeição do dia garanta, em média, 20% do total energético consumido durante todo o dia. “Seu consumo pode promover maior saciedade e assim reduzir a quantidade de alimentos ingeridos durante o dia, o que diminui o consumo calórico total e pode auxiliar na perda e manutenção de peso, além de garantir uma melhor capacidade de concentração no período da manhã”, complementa a nutricionista  Lara Natacci.
Para consumir um café da manhã equilibrado e contribuir para a saúde do coração, a Dra. Lara dá três dicas importantes que merecem ser incorporadas na alimentação diária. Confira:
Substitua as gorduras saturadas (conhecidas por gorduras “ruins”) por gorduras poli-insaturadas (as chamadas gorduras “boas”). Aumente o consumo das “gorduras boas”, que podem ser encontradas em castanhas, amêndoas, sementes e creme vegetal. Hoje há opções de cremes vegetais no mercado que contém ômegas 6 e vitaminas A, D e E.
Troque os carboidratos refinados, como o pão branco e biscoitos, por carboidratos complexos como os produtos integrais. “Por sua digestão ser lenta, o organismo sente-se saciado por mais tempo. Eles são muito mais nutritivos, pois contém uma quantidade maior de vitaminas, minerais e fibras”, complementa a nutricionista;

Aumente a ingestão de frutas e vegetais – o recomendado é consumir cinco porções durante o dia devido à elevada quantidade de nutrientes presentes nestes alimentos. “Bons exemplos para o café da manhã são: vitamina de frutas e vegetais, como por exemplo: o suco de laranja com cenoura e beterraba + torradas integrais com creme vegetal e queijo branco; iogurte com frutas vermelhas (que têm ação antioxidante) e farelo de aveia; ou ainda leite batido com frutas + pão integral com pasta de amendoim”, afirma a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...