Dia
16 setembro, fui convidada pela Ford, para participar de uma palestra sobre
Segurança no transporte de Crianças.
Estiveram
presentes: a especialista Gabriela Freitas, coordenadora da ONG Criança Segura,
e Adriane Rocha, gerente de Comunicação Corporativa da Ford
E
agora vou passar todas as informações que recebi
Muito
se fala sobre a maneira mais adequada
para transportar crianças e as dúvidas crescem são grandes.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o acidente de trânsito é a principal causa de morte na faixa etária de 1 a 14 anos,
Com cerca de 1,7 mil óbitos por ano e média de 14 mil hospitalizações, sendo que para cada criança que morre, quatro ficam com sequelas permanentes.
Dados do Ministério da Saúde também revelam que, entre 2000 e 2011, a mortalidade infantil por acidentes de carros caiu 26% no Brasil, com 1,3 mil vidas salvas. Esse resultado é reflexo do trabalho de conscientização realizado governo e entidades de proteção à criança junto à população.
Algumas
pessoas acham que levá-las no colo,
é mais confortáveis durante a viagem.
Entretanto, essa é uma atitude extremamente perigosa porque, no momento de uma
colisão, elas podem ser jogadas para fora do carro, atingir outros passageiros
ou serem esmagadas por quem tenta retê-las. Testes comprovam que, em uma batida
a 40km/h, seria preciso fazer uma força equivalente a 200 kg para segurar um
bebê de 5 kg.
Teste sem Dispositivo de Retenção de Segurança(Bebe Conforto ou cadeirinha)
Veja a Tabela
Sistemas de fixação
Alguns
veículos no Brasil contam com o sistema
ISOFIX (Nos carros FORD, toda a sua linha de veículos fabricados em 2015 já
conta com esta tecnologia, e nos veículos
Fusion e Edge utilizam o americano Latch,
ambos reconhecidos como os mais avançados pelos institutos de segurança
veicular.)
Por determinação do Departamento
Nacional de Trânsito (Denatran) determinou que até 2020 todos os carros
fabricados no país deverão sair de série com o mecanismo, além de outros itens
de segurança como cintos de três pontos e os encostos de cabeça nos assentos de
trás.
O que é o
ISOFIX?
Isofix
é um sistema de encaixe de cadeiras infantis.. Trata-se de um conjunto de duas
travas acopladas à carroceria, que ficam localizadas no banco de trás e que
dispensam o uso do cinto para prender as cadeirinhas.
Onde encontro cadeirinhas com essa
tecnologia?
Por causa das exigências do Inmetro para a fabricação de produtos
com o mecanismo ,a previsão da ONG Criação Segura é que os pais só poderão
comprá-las no país a partir de 2018. Até lá, só trazendo do exterior mesmo.
A proteção dos dispositivos de retenção previne a expulsão, faz o
contato com as partes fortes do corpo, distribui a força da colisão por toda a
área do indivíduo, ajuda o corpo a desacelerar (movimento da cadeira) e protege
a cabeça e a coluna vertebral. Há
ainda outros recursos técnicos complementares, como sempre viajar com as travas
de segurança acionadas para bloqueio da abertura interna das portas traseiras.
Para maiores informações, faça o Download do Guia Criança Segura no Carro
Atitudes dos pais incomodam os
filhos nos carros
A
Ford Europa realizou uma pesquisa para
saber a relação entre pais e filhos dentro dos carros. O estudo revelou que 66%
das crianças entrevistadas se sentem incomodadas com as atitudes de seus pais.
As principais reclamações são cantar, falar palavrões, gritar com outros
motoristas, dirigir em alta velocidade e colocar o dedo no nariz.
O levantamento também mostra que os pais tentam
“subornar” seus filhos para que se comportem no carro com guloseimas, celulares
e tablets com programas de TV e filmes. Mesmo assim, quando ficam entediadas,
63% das crianças fazem a famosa pergunta: “Ainda falta muito para chegar?”. A
Ford entrevistou 2.002 crianças de sete a 12 anos, da França, Alemanha, Itália,
Espanha e Reino Unido.
Uma dica bem legal é Brincar de Bingo
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