22 fevereiro 2016

5 dicas para as gestantes se manterem saudáveis no verão


O verão está aí, com dias predominantemente quentes e temperaturas elevadas. A combinação parece não ser muito agradável para as gestantes, que naturalmente já sentem mais calor devido à  gestação. Mas, com alguns cuidados especiais, a futura mamãe pode aproveitar a estação com mais conforto, cuidando da saúde, além de vivenciar  de forma plena esse momento tão especial.


 Inchaço – é normal que as futuras mamães tenham algum inchaço nas pernas e pés, por exemplo, por causa da gravidez. As recomendações habituais são repouso, uso de meias elásticas e evitar sapatos apertados. Essas mesmas recomendações valem em qualquer estação do ano. Mas no verão, com o calor em excesso, pode ser que a sensação de peso nos membros inferiores, por causa do inchaço, sejam mais intensos. Sempre que possível  aproveite para repousar em lugares arejados e frescos. Principalmente se você estiver no terceiro trimestre de gestação. Nesse período o repouso, ficando deitada de lado, reduz o peso do útero sobre vasos sanguíneos e pode levar a melhora do inchaço das pernas. Em relaçào à dieta, reduza o sal e beba bastante água.

Pele – Outro cuidado que a gestante precisa ter no período é com a pele. Isso porque o aumento da produção de hormônios e a exposição excessiva ao sol sem proteção adequada podem causar manchas no rosto e em outras regiões do corpo. Para prevenir, muito protetor solar a cada duas horas e, de preferência, evitar o sol entre 10 e 16 horas.

As estrias também são uma preocupação. Para diminuir o riscos do surgimentos de estrias, alimente-se de forma saudável, isto é, tente não aumentar o peso de forma exagerada. Converse com o seu médico e acompanhe o peso regularmente. Beba bastante água também. 

Quando eu fiquei grávida, já existia vários produtos. Mas eu vivia “besuntada” em óleo de amêndoas com hidratante.
Manchei varias roupas e lençóis . E sem contar que o óleo (puro) de amendoas, não tem um cheiro muito legal.

Uma pena que há 5 anos atrás não tinha a linha Bepantol® Mamy , que pode auxiliar na prevenção das temidas estrias, principalmente em áreas como como barriga, seios e coxas. O creme antiestrias da Bayer foi especialmente desenvolvido para esse momento único da mulher e contém em sua formulação Centella asiatica, extrato vegetal que estimula a produção de colágeno, e o consagrado dexpantenol, reconhecido mundialmente por sua alta propriedade hidratante.

Desmaios e tonturas – Alterações hormonais, da Pressão Arterial Sistêmica, mudanças na dieta, tudo isso pode levar a alguma alteração mais importante. No verão sensações de mal estar podem ser mais frequentes, por causa do calor. Por isso, as futuras mamães devem evitar longos períodos em jejum, passar muto tempo em locais muito quentes, ficar muito tempo sem beber água. Uma alimentação saudável a cada três horas e a ingestão de água são algumas dicas para evitar problemas. E, é claro, ao sinal de algum problema mais importante, procure seu médico.


Alimentação – No verão, a alimentação da gestante deve continuar equilibrada e saudável, com cuidados maiores com relação à higienização das frutas. A recomendação é dar sempre preferência para alimentos naturais e leves, preparados na hora. Para refeições fora de casa, analisar bem a escolha do prato para prevenir intoxicação alimentar e contaminação.


Roupas – No verão, mais do que nunca, as grávidas devem optar por roupas mais leves e de tecidos finos, como algodão – que facilita a transpiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...