30 maio 2022

Diferença entre Gripe e resfriado


E o inverno vem chegando e com ele as” temidas” gripes e resfriados .
Mas você sabe as diferenças entre elas? E as complicações caso não for tratada corretamente.

Sempre a prevenção é o melhor remédio!!! 



Segundo o Dr. Artur Timerman, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia e presidente da Sociedade Brasileira de Dengue e Arbovirose, tanto gripes quanto resfriados são doenças infecciosas. “As diferenças giram em torno da agressividade dos sintomas, que são muito mais fortes nos casos de gripe. Pacientes com esse quadro, devem repousar, ingerir grandes quantidades de líquido e evitar ingestão de álcool”, explica.
 Dr. Timerman ainda reforça que a maior incidência de casos acontece em períodos mais frios, já que as pessoas costumam ficar em locais fechados, o que facilita a transmissão do vírus. “Entre as formas de transmissão, uma delas pode acontecer de maneira direta, ou seja, quando uma pessoa infectada espirra ou tosse, expelindo partículas mucoides no interior dos olhos, nariz ou boca de outra pessoa. Além disso, outra forma muito comum é a transmissão via mãos-boca, tanto por intermédio de superfícies contaminadas (por exemplo, apoio de mãos em veículos de transporte coletivo) ou contato pessoal direto, como aperto de mãos ou beijos”, diz.
 Caso a gripe não seja tratada de forma correta, o quadro pode apresentar algumas complicações, como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), pneumonia, sinusite, otite e até desidratação.

Diferenças entre gripe e resfriado
 ·                  Gripe e resfriado são doenças distintas, causadas por vírus diferentes, mas que partilham vários sintomas em comum, motivo pelo qual muitas pessoas acham que ambas são sinônimos.
·                  A gripe é uma infecção mais forte que o resfriado, costuma durar menos tempo e apresenta maior taxa de complicações, como problemas pulmonares e cardíacos. A gripe pode ser perigosa em idosos, bebês e pessoas com imunidade baixa. O resfriado, por sua vez, raramente causa complicações.
·                  Duas das principais diferenças entre a gripe e o resfriado são a febre e o estado geral do paciente. Enquanto o resfriado não costuma provocar febre (exceto em crianças pequenas), na gripe a febre é comum e costuma ser acima de 38ºC, principalmente nas crianças.
·                  Na gripe, o paciente apresenta-se mais prostrado, com dor de cabeça e, frequentemente, com dor nos músculos e articulações. No resfriado, o paciente tem coriza, tosse e espirros, mas permanece mais disposto, apenas incomodado com estes os sintomas

Prevenção de gripes e resfriados
 o     A gripe e o resfriado são viroses altamente contagiosas. Quando se mora na mesma casa que alguém infectado, é quase impossível não entrar em contato com o vírus. Algumas dicas de como reduzir o risco de transmissão:
o     Evitar contato próximo com pessoas contaminadas (pelo menos 2 metros).
o     Evitar contato direto das mãos com olhos e boca sem antes as terem lavado.
o     Lavar as mãos com água e sabão (ou solução alcoólica apropriada) frequentemente.
o     Evitar ficar em ambientes com pouca circulação de ar e com muitas pessoas.
o     Manter hábitos saudáveis, como alimentar-se bem, comer verduras e legumes, além de beber bastante água.
o     Não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros.

Ainda vale ressaltar que é indicado buscar auxílio médico caso os sintomas persistam, para que ele possa indicar o melhor tratamento e evitar complicações no quadro do paciente
Nunca se auto medique, consulte sempre seu Médico



gripe, resfriado, criança doente, criança com gripe ,maeblogueiras maeblogueira, receitas, maquinamae, blogdafamilia,blog de familia, blog de receitas, blog de viagem, maternidade real, uma mae real, blogueira, blog de maternidade, maternidade, familia, crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...