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14 itens para checar no carro antes de viajar .


Férias chegando... Passeios e viagens com as crianças..

E seu carro está em ordem?? Não falo da parte interna(carro com criança tem de tudo!! RS) Mas falo da manutenção... “Meu marido falou que tá tudo certo!”  Essa parte não deve ser somente responsabilidade do marido e você também tem que conhecer um pouco mais do seu carro, pra não ouvir “ Dona é a Rebinboca da Parfuzeta”..
Com parceria da  Ford ,esclarecemos alguns mitos e verdades da manutenção veicular.( Valido para veículos de qualquer marca!!!)
O Manual do Proprietário é algo que deve ser lido, sempre tem dicas e informações importantes para a manutenção do seu carro.
Confira os pontos principais que merecem atenção:  


Bateria: Fornece energia elétrica a todo veículo, incluindo motor de partida, sistema de ignição e também alimenta todo o sistema elétrico quando o motor não está ligado. Quando o veículo não estiver funcionando, mantenha a chave de ignição na posição “desligado” e evite usar por longo período a iluminação interna, os faróis, o sistema de som e ventilação, para não descarregar a bateria. Evite fazer o carro “pegar no tranco”, pois isso pode danificar componentes internos do motor e do catalisador.
A bateria precisa ser verificada trimestralmente, mesmo sendo selada.

Pneus: Mantenha-os em boas condições e jamais trafegue com pneus carecas ou fora da calibragem recomendada pelo fabricante. Pneus desgastados têm capacidade limitada de aderência, favorecendo a aquaplanagem. Um pneu descalibrado pode aumentar o consumo de combustível!!

 Como Calibrar pneu?
Toda a semana ou no maximo a cada 15 dias.
Faça isso com os pneus frios( como vou saber??) Ande no maximo 3km até o posto .
E não esqueça de verificar o step!!

Alinhamento e balanceamento: Devem ser realizados a cada troca de pneus, mas o carro também “avisa” quando esses serviços precisam ser feitos. Caso o veículo puxe para a direita ou esquerda quando você libera o volante por um curto período de tempo é a hora de fazer o alinhamento da direção. Se o volante vibrar ou o carro apresentar ruídos de rodagem em determinadas velocidades, pode ser necessário o balanceamento das rodas. O alinhamento garante a melhor geometria dos sistemas de direção e suspensão do veículo, como recomenda o fabricante.

Filtros de ar, óleo e combustível: Têm a função de reter as impurezas e precisam ser trocados no prazo indicado no manual do proprietário. Abastecer o veículo com combustível de qualidade e evitar rodar com o tanque na reserva são ações que contribuem para manter a vida útil do filtro de combustível.

Óleo do motor:  Com o motor frio e em piso plano, basta retirar a vareta e conferir a marcação. Se for necessária a troca, procure a Rede de Distribuidores Ford. Fique atento à quilometragem ou ao tempo indicado no manual do veículo, que orienta também o óleo a ser usado. Só complete se o nível estiver próximo do mínimo e sempre com óleo de mesma especificação.

Palhetas do limpador de para-brisa: Palhetas desgastadas não removem a água da chuva adequadamente e podem causar danos ao para-brisa, como marcas e riscos, prejudicando a visibilidade e a segurança. Além disso, é importante conservar o para-brisa limpo e sempre verificar o nível de água do limpador.

Água do radiador
O radiador mantém o motor frio, por isso é importante garantir que ele tenha água. Antes de verificar o nível da água do radiador, tenha certeza de que o carro está com o motor frio...


Luzes
Tarefa mais simples e que muitos esquecem!!!
Verifique se todas lâmpadas estão funcionando como: faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas.

Equipamentos obrigatórios
A grande maioria esquece-se de olhar a validade do Extintor.Triângulo, o macaco e a chave de roda, verifique e deixe em local de fácil acesso no porta malas . Pois em caso de emergência é sempre bom ter esses itens a mão!!


Combustível: Engana-se quem pensa que andar com combustível na reserva faz o carro gastar menos. Pelo contrário, essa prática pode prejudicar o funcionamento do veículo. Ao manter um nível baixo de combustível, qualquer impureza presente no fundo do tanque pode ser transportada para os bicos injetores e entupi-los, causando falhas no motor. Além disso, quanto menos combustível houver no tanque, maior é a quantidade de ar, favorecendo a evaporação e o consequente aumento no consumo de combustível. O ideal é abastecer assim que a luz de advertência do painel indicar.

Pastilhas de freio: A inspeção periódica ocorre a cada 10.000 quilômetros. Quando ouvem-se ruídos vindos do sistema de freios, como um apito, pode ser que o material de atrito esteja gasto. Adiar a troca compromete a segurança, além de gerar desgaste em outras peças do sistema, como o disco, acarretando maior gasto financeiro.

Amortecedores: Devem ser inspecionados a cada 20.000 quilômetros, ou antes, caso haja ruídos, batidas ou instabilidade. A troca pode variar entre 40.000 e 80.000 quilômetros, dependendo do tipo de uso do veículo.
Correia ou corrente: A Ford possui veículos equipados com correia dentada e outros com corrente de distribuição. Nos carros com correia, os sintomas que podem indicar a necessidade de troca são ruídos tipo chiado, dificuldade de partida e falhas em acelerações e retomadas. Os veículos com corrente dispensam esse tipo de manutenção.

Velas: Produzem a faísca que provoca a combustão do motor. O desgaste ou folga nos eletrodos faz o carro engasgar na partida, falhar em marcha lenta e aumentar o consumo de combustível.

Kit de embreagem: Quando há desgaste, o pedal da embreagem fica duro e as marchas “arranham”. A durabilidade do kit fica em torno de 80.000 quilômetros. Não dirija com o pé apoiado na embreagem, pois pode abreviar a vida útil do sistema.

Eu tenho uma tabela onde anoto a cada reparo feito no carro com
Data – KM- Serviço Feito- Peças trocada
Assim não esqueço as datas das próximas revisões.

Tudo checado por ai??

Boa viagem!!!

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