21 junho 2015

Piolhos e lêndeas


Inverno e já já as aulas voltam, e devemos redobrar a atenção com a saúde das crianças.
O contato diário entre elas é a principal forma de contágio e transmissão do piolho.
A pediatra, Gabriele Ulmer, explica que a prevenção é forma mais eficiente de manter os pequenos longe do problema e alerta para os riscos da automedicação e da toxidade dos produtos.


Pessoas com pouca higiene no cabelo são mais propensas a pegar piolho?
Mito. Não há nenhuma relação entre a falta de higiene e o problema. Na verdade, os parasitas preferem fios limpos. Os piolhos conseguem se manter presos aos fios e vivos mesmo submersos na água por várias horas.

Crianças são mais suscetíveis a piolhos?
Verdade. Isso acontece pela questão dos hábitos das crianças, que costumam se aglomerar nas atividades escolares, brincar juntas e compartilhar objetos. A maior incidência de piolhos, inclusive, se dá no período entre fevereiro e março – início do ano letivo.

Os piolhos permanecem nos travesseiros, fronhas e cobertores?
Verdade. Os parasitas permanecem em locais em que a cabeça do hospedeiro teve contato, porém não sobrevivem sem se alimentar de sangue por muito tempo. Caso tenha alguma pessoa em sua casa com o problema, procure trocar roupas de camas e toalhas, sempre que possível, evite contato com objetos pessoais da pessoa com piolhos e monitore outros habitantes da casa.

O piolho pode pular ou “voar” de uma cabeça para a outra?
Mito. O piolho não pula, nem voa, como a maioria das pessoas pensa. Ele passa de um hospedeiro para o outro apenas com o contato direto do cabelo de uma pessoa com outra.

Shampoos e loções são eficientes no combate ao piolho?
Verdade. Felizmente, não é mais necessário raspar os cabelos para se livrar das infestações de piolhos, já que existem opções eficazes para o tratamento.


Acredito que a parceria entre medicamento e pente fino,é o melhor jeito de acabar com piolhos e lêndeas . As medicações eliminam os piolhos. E o Pente fino as lêndeas.

Medicação
Medicação acho super certo você consultar o Pediatra da criança, para indicar o melhor produto.
Hoje no mercado existem opções orais e shampoos.

Na minha família sempre usávamos Escabin*.

Este produto está no mercado  há mais de 30 anos, seu  princípio ativo a deltametrina, que age sobre o sistema nervoso dos parasitas, causando a morte dos piolhos e o fim da proliferação.  



 “É importante utilizar um pente fino todos os dias e em todos os membros da família, principalmente se a escola indicar a existência do contágio por outras crianças”, explica a médica.

Pente fino
Gostei muito do produto da  Lolly, empresa fabricante de produtos infantis, que trouxe ao Brasil o pente fino com haste de aço ( Muito usado na Europa e nos Estados Unidos) 


Diga não às receitas caseiras

A pediatra, Gabriele Ulmer, alerta para os riscos de receitas caseiras muito indicadas por familiares, professores e também na internet. “Tratamentos inventados em casa não são efetivos e podem ser muito perigosos para a saúde de toda a família”, completa. 
 A médica finaliza que a prevenção e os cuidados são muito importantes, já que o piolho pode trazer complicações como dermatites com lesões que são visíveis na nuca e até escoriações.

A infestação por piolhos não está ligada à falta de higiene.

E piolho não voa "como dizem"  pois ele não possui asas. 

Dicas contra o piolho

· Evite o contato direto cabeça/cabeça. Essa é a forma mais comum de pegar piolho;
· Não compartilhe objetos como pentes, bonés, roupa de cama, entre outros. Lave-os com água quente para evitar a contaminação;
· No caso de cabelos compridos, mantê-los sempre presos;

· Examine o cabelo de toda a família semanalmente

Imagens tiradas do Google
Depoimento espontâneo. Não recebi nada das Marcas para comentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...