28 maio 2015

A importância de exercícios na Gestação

Toda gestante precisa exercitar-se. Principalmente  nas estações frias


Chega a temporada do frio e, com ela, a tendência  é diminuir as atividades físicas, e comer mais. ( comidas super calóricas!!) .
 Mas, é preciso ter coragem 
para mexer-se (algo difícil, mas necessário no frio), com o objetivo de ter uma gravidez mais saudável, engordar menos e ficar livre dos incômodos inchaços.
 A fisioterapeuta Vanessa Marques lembra que, quando fica parada, a grávida aumenta ainda mais as dores nas costas, que já são comuns por causa do peso da barriga e da mudança de postura. A circulação também fica prejudicada, favorecendo os inchaços, principalmente das mãos e dos pés. Sem falar no risco de engordar, já que, além de ingerir comidas mais calóricas, ainda não se queima essas calorias adicionais.
 Devemos lembrar que a gravidez deve ser um período agradável para a mulher, e não de sacrifícios.
Por isso, dicas simples, que podem evitar todos esses problemas sem muito esforço.

- Alongamentos:
 ·       Rotação dos ombros para trás, cinco vezes;
·       Girar a cabeça para a direita e para a esquerda, procurando encostar as orelhas nos ombros; depois pra frente, encostando o queixo no peito, cinco vezes cada movimento;
·       Esticar o braço e fazer rotação com os punhos. Cinco vezes para o lado direito e cinco vezes x para o lado esquerdo.

 - Atividades Aeróbicas (sempre com autorização do obstetra):
·       Caminhadas leves;
·       Hidroginástica.
·       Atividades funcionais

- Postura:
Sentar e levantar corretamente, além de procurar não ficar com o corpo retraído, que é a tendência devido o frio. Quando estiver deitada evitar dar o impulso com o corpo de frente, e sim, girar o tronco para o lado, colocar os pés para fora da cama e apoiar os braços e, só depois então, levantar. 

- Exercício respiratório:
 O simples ato de puxar o ar pelo nariz e soltar tranquilamente pela boca já vai facilitar as trocas gasosas. Ou seja, respira tranquilamente.

Com essas dicas de Vanessa, a gestante com certeza vai atravessar as estações frias com conforto e ter uma gravidez bem mais saudável.

Sobre Vanessa Marques:
Fisioterapeuta especialista em Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Mestranda em Obstetríca (UNIFESP)- “Avaliação do assoalho pélvico em gestações múltiplas”.
Palestrante em empresas para grupos de gestantes e em grupos de qualidade de vida.
Sócia proprietária da empresa Donna Fisio, especializada em gestantes e mulheres.
Atuando em consultório particular e também em clinicas de ginecologia e obstetrícia em parcerias com obstetras.

Mãe da Beatriz, de 6 anos; e da Lavínia, de 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...