06 janeiro 2016

Novo calendário de vacinas 2016


O Ministério da saúde, anunciou o novo Calendário de vacinação 2016.
Todos os postos de saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país, já estão com o novo calendário de vacinação para 2016.


Veja o que mudou:



Meningite
A vacina meningocócita C, que protege as crianças contra a meningite, continua sendo aplicada em três doses, as duas primeiras aos 3 e aos 5 meses e a última entre 1 e 4 anos, ampliando a oportunidade das crianças serem imunizadas (antes, a terceira dose era aplicada até os 15 meses apenas).

Pneumonia
Para os bebês, haverá uma dose a menos na vacina pneumocócica 10 valente, que protege contra pneumonia. A partir de agora ela será aplicada em duas doses, aos 2 e aos 4 meses, seguida de um reforço aos 12 meses.
De acordo com o Ministério da Saúde, essa recomendação vem de estudos que mostram que o esquema de duas doses e um reforço é tão eficaz quanto o esquema de três doses e um reforço.

HPV
A vacina que previne contra o HPV (papiloma vírus humano) Ela é aplicada em meninas de 9 a 13 anos e passa a ser de apenas duas doses, sendo que a segunda dose deve ser tomada seis meses a pós a primeira. Uma picada a menos, já que a terceira dose não é mais necessária!
Para as adolescentes com mais de 14 anos e para as mulheres adultas, a recomendação continua sendo a de tomar três doses da vacina

Poliomielite
A terceira dose de vacina contra a pólio, que é dada aos seis meses para os bebês, deixa de ser oral e passa a ser injetável. (aqui no Brasil, a pólio está erradicada desde a década de 90).
A famosa gotinha, que é a forma oral da vacina, continua sendo tomada como reforço aos quinze meses, aos quatro anos e anualmente durante a campanha nacional para todas as crianças de 1 a 4 anos.

Além de tudo isso, a vacina contra a Hepatite B, que causa cirrose, câncer de fígado e hepatite crônica, agora não tem mais limite de idade.
O SUS oferece todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Esse novo esquema já está valendo para todos os serviços públicos, mas não necessariamente vai ser adotado pela rede privada, por isso esteja atenta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...