30 dezembro 2022

Day Use no Hotel Fazenda Areia que Canta

Nenhuma foto é capaz de mostrar a real beleza desse lugar!

Sempre que eu ouvia falar em Brotas logo, lembrava do cantor Daniel, depois de conhecer o Hotel Fazenda Areia que Canta, Daniel perdeu o posto  rsrsrs.

Brincadeiras a parte o Hotel Fazenda Areia que Canta é um dos Cartões postais de Brotas.
Um dos passeios que você não pode deixar de fazer!

Para chegar ao Hotel Fazenda Areia que Canta é muito fácil, localizado no a Km 124,5 da rodovia SP225 (Considerada a 3° melhor rodovia do Brasil).

Da rodovia até a Portaria do Hotel, são 3Km em uma estrada de terra cercada  por lindos pés de  Eucaliptos e laranjeiras.

O Hotel Fazenda Areia que Canta, está localizado na Fazenda Tamanduá . O Rio Tamanduá passa dentro da Fazenda. Esse rio é um dos maiores afluentes do Rio Jacaré Pepira que atravessa a cidade de Brotas e onde são realizadas as atividades de rafting e boiacross.
O Hotel oferece: hospedagem, Day use e passeios entre eles o mais famoso a visita a nascente Areia que Canta.
Para quem vai fazer os passeios e ou o Day Use o hotel oferece vestiários masculino, feminino e família com chuveiros e armários para locação.
Fechamos o Day Use Completo com todas as refeições inclusas( café da manhã, almoço e café da tarde) Circuito Areia que Canta, podendo usar toda a estrutura de lazer do hotel.
Os horários de visitação durante a semana é a partir das 10h00hrs,  nos finais de semana feriados a partir das 09h00hrs
Finais de semana e feriados são mais concorridos, por isso faça sua reserva com antecedência. O Circuito Areia que Canta dura em média 3 horas

Chegamos as 9 da manha para o Café da manhã, com vários tipos de pães, queijos, geléias, bolos e tapioca feita na hora.

Agendamos nosso passeio no  Circuito Areia que Canta para as 10hrs, fomos para o ponto de encontro. Onde assistimos a um vídeo apresentando o hotel, detalhes técnicos e curiosidades sobre a nascente.

DICAS
Aproveite e vá ao banheiro (depois não dá mais)
Compre água (pois não tem bebedouro no passeio).
Vá com roupas leves, biquíni por debaixo da roupa e boné
Use tênis ou algum calçado fixo ao pé
Se quiser levar seus pertences vá com uma mochila leve.

Após o vídeo, vamos de caminhão até a entrada da trilha para iniciar o passeio. Uma caminhada leve no meio da mata, são 300 m até a Nascente da Areia que Canta e 700 m até as Corredeiras do Rio Tamanduá.

Nascente da Areia que Canta
No meio da mata, uma lago de areias finas e brancas que brotam cerca de  uma linda nascente que brotam cerca de 70 mil litros de água por hora. Formando uma piscina natural com 10 metros de diâmetro.
Ela foi “descoberta” por volta dos anos 40, quando houve a ocupação do local.

Vamos para aula de Geografia

A areia branca são finos grãos de quartzo  arredondados que, ao serem friccionados com as mãos, produzem um som característico, que lembra muito o som de uma cuíca.Por isso "Areia que Canta".
Essa nascente é um afloramento do Aquífero Guarani, o maior reservatório de água doce subterrânea, que está distribuído por vários países: Brasil (cerca de 2/3 do total), Argentina, Paraguai e Uruguai. O aquífero absorve a água das chuvas por meio de rochas bastante permeáveis, estocando-a e aflorando em algumas áreas.

NASCENTE
Hoje em dia, não é mais permitido entrar na nascente.

A água nasce a 21 graus Celsius e chegando à 18 graus nas extremidades então vá preparado para um mergulho bem frio. Como brincou o Guia Jé “um mergulho em Arendel”.

Corredeiras do Rio Tamanduá

Iniciamos uma trilha até o Rio Tamanduá, o rio tem a água bem escura e a temperatura da água é menos gelada que a nascente  Areia que Canta.

No caminho passamos por 2 travessias  suspensas sobre o Rio para chegar a outra margem .

Na primeira parada podemos mergulhar e nadar no rio.
A segunda parada, atravessamos pelo rio até próximo a margem, onde as pedras formam uma espécie  de “poltrona” ,onde sentamos e somos massageados pela água do rio que eles chamam de Hidromassagem Natural.
Terceira parada na “prainha” onde podemos curtir um pouco mais do rio Tamanduá.

Lembrando que a Primeira e Segunda parada só pode ser realizada por quem estiver com tênis (pois pode escorregar nas pedras)
Voltamos até o ponto de encontro onde o caminhão nos aguardava para nos levar ate a sede.

ALMOÇO
 HotelFazenda Areia que Canta tem um restaurante com self service, com deliciosos pratos típicos do interior.
Boa parte dos ingredientes são cultivados e fabricados na própria fazenda.
Pratos quentes, saladas e Buffet de churrasco.  O Suco de Frutas vermelhas é divino!!! Assim como o Buffet de doces!!!! Amei o doce de leite com amendoim e o creme de maracujá (olha que nem sou fã da fruta)
Optamos em almoçar na parte externa que tem uma vista linda!

Após o almoço aproveitamos para caminhar e conhecer mais a estrutura do Hotel Fazenda Areia que Canta .

Piscina Natural  fica ao lado do Caminho dos Seixos, onde caminhamos por uma trilha de seixos (pedras) com a água do rio. Durante a caminhada na trilha, nossos pés são massageados pelas pedras enquanto os peixes nadam livremente ao lado nossos pés.

Beirando o grande lago o Redário Sombreado, onde podemos deitar e relaxar nas redes debaixo das arvores.

Nesse lago tem um Deck (lindo para fotos), um Escorregador que você cai direto no lago, pedalinho, caiaque e stand up (que eu não fui e me arrependo), além de Tirolesa,(eu fui , mas a foto ficou péssima!!) e uma Ponte Suspensa que também rende lindas fotos. Para quem gosta de pescar tem um tanque para pesca esportiva.

As crianças vão amar o Parquinho, andar de bike ou triciclo,os Vôos no Balanço e principalmente o Roteiro Fazendinha, onde podem alimentar animais como: cabritos, cabras, cavalos, bodes, bois e vacas, totalmente dóceis. O Hotel disponibiliza gratuitamente saquinhos de rações.

Fechando o Day Use você pode usar as piscinas, bares, quadras, salão de jogos e sauna.

Café da Tarde
Para finalizar esse dia maravilhoso um café da tarde com direito a cachorro quente e pipoca!

Quero agradecer a toda equipe do Hotel Fazenda Areia que Canta, todos foram muito atenciosos.

Nos destaques do meu Instagram tem todo o passeio.