Férias chegando...
Passeios e viagens com as crianças..
E seu carro está em ordem?? Não falo da parte interna(carro com criança tem de tudo!! RS) Mas falo da manutenção... “Meu marido falou que tá tudo certo!” Essa parte não deve ser somente responsabilidade do marido e você também tem que conhecer um pouco mais do seu carro, pra não ouvir “ Dona é a Rebinboca da Parfuzeta”..
O Manual do
Proprietário é algo que deve ser lido, sempre tem dicas e informações
importantes para a manutenção do seu carro.
Confira os
pontos principais que merecem atenção:
Bateria: Fornece energia elétrica a
todo veículo, incluindo motor de partida, sistema de ignição e também alimenta
todo o sistema elétrico quando o motor não está ligado. Quando o veículo não
estiver funcionando, mantenha a chave de ignição na posição “desligado” e evite
usar por longo período a iluminação interna, os faróis, o sistema de som e
ventilação, para não descarregar a bateria. Evite fazer o carro “pegar no
tranco”, pois isso pode danificar componentes internos do motor e do
catalisador.
A bateria precisa ser verificada
trimestralmente, mesmo sendo selada.
Pneus: Mantenha-os em boas condições
e jamais trafegue com pneus carecas ou fora da calibragem recomendada pelo
fabricante. Pneus desgastados têm capacidade limitada de aderência, favorecendo
a aquaplanagem. Um pneu descalibrado pode aumentar o consumo de combustível!!
Como Calibrar pneu?
Toda a
semana ou no maximo a cada 15 dias.
Faça isso com os pneus frios( como vou saber??) Ande no maximo 3km até o posto .
Faça isso com os pneus frios( como vou saber??) Ande no maximo 3km até o posto .
E não
esqueça de verificar o step!!
Alinhamento e balanceamento: Devem ser realizados a cada troca de pneus, mas o carro também “avisa” quando esses serviços precisam ser feitos. Caso o veículo puxe para a direita ou esquerda quando você libera o volante por um curto período de tempo é a hora de fazer o alinhamento da direção. Se o volante vibrar ou o carro apresentar ruídos de rodagem em determinadas velocidades, pode ser necessário o balanceamento das rodas. O alinhamento garante a melhor geometria dos sistemas de direção e suspensão do veículo, como recomenda o fabricante.
Filtros de ar, óleo e combustível: Têm a função de reter as impurezas
e precisam ser trocados no prazo indicado no manual do proprietário. Abastecer
o veículo com combustível de qualidade e evitar rodar com o tanque na reserva
são ações que contribuem para manter a vida útil do filtro de combustível.
Óleo do motor: Com o motor frio e em piso
plano, basta retirar a vareta e conferir a marcação. Se for necessária a troca,
procure a Rede de Distribuidores Ford. Fique atento à quilometragem ou ao tempo
indicado no manual do veículo, que orienta também o óleo a ser usado. Só
complete se o nível estiver próximo do mínimo e sempre com óleo de mesma
especificação.
Palhetas do limpador de para-brisa: Palhetas desgastadas não
removem a água da chuva adequadamente e podem causar danos ao para-brisa, como
marcas e riscos, prejudicando a visibilidade e a segurança. Além disso, é
importante conservar o para-brisa limpo e sempre verificar o nível de água do
limpador.
Água do radiador
O radiador mantém o motor frio, por isso é importante garantir que ele tenha água. Antes de verificar o nível da água do radiador, tenha certeza de que o carro está com o motor frio...
O radiador mantém o motor frio, por isso é importante garantir que ele tenha água. Antes de verificar o nível da água do radiador, tenha certeza de que o carro está com o motor frio...
Luzes
Tarefa mais simples e que muitos esquecem!!!
Tarefa mais simples e que muitos esquecem!!!
Verifique
se todas lâmpadas estão funcionando como: faróis, lanternas, luzes de freio,
luz de ré e setas.
Equipamentos obrigatórios
A
grande maioria esquece-se de olhar a validade do Extintor.Triângulo, o macaco e
a chave de roda, verifique e deixe em local de fácil acesso no porta malas .
Pois em caso de emergência é sempre bom ter esses itens a mão!!
Combustível: Engana-se quem pensa que
andar com combustível na reserva faz o carro gastar menos. Pelo contrário, essa
prática pode prejudicar o funcionamento do veículo. Ao manter um nível baixo de
combustível, qualquer impureza presente no fundo do tanque pode ser
transportada para os bicos injetores e entupi-los, causando falhas no motor.
Além disso, quanto menos combustível houver no tanque, maior é a quantidade de
ar, favorecendo a evaporação e o consequente aumento no consumo de combustível.
O ideal é abastecer assim que a luz de advertência do painel indicar.
Pastilhas de freio: A inspeção periódica ocorre a cada
10.000 quilômetros. Quando ouvem-se ruídos vindos do sistema de freios,
como um apito, pode ser que o material de atrito esteja gasto. Adiar a troca
compromete a segurança, além de gerar desgaste em outras peças do sistema, como
o disco, acarretando maior gasto financeiro.
Amortecedores: Devem ser inspecionados a cada
20.000 quilômetros, ou antes, caso haja ruídos, batidas ou instabilidade. A
troca pode variar entre 40.000 e 80.000 quilômetros, dependendo do tipo de uso do
veículo.
Correia ou corrente: A Ford possui veículos equipados
com correia dentada e outros com corrente de distribuição. Nos carros com
correia, os sintomas que podem indicar a necessidade de troca são ruídos tipo
chiado, dificuldade de partida e falhas em acelerações e retomadas. Os veículos
com corrente dispensam esse tipo de manutenção.
Velas: Produzem a faísca que provoca a
combustão do motor. O desgaste ou folga nos eletrodos faz o carro engasgar na
partida, falhar em marcha lenta e aumentar o consumo de combustível.
Kit de embreagem: Quando há desgaste, o pedal da
embreagem fica duro e as marchas “arranham”. A durabilidade do kit fica em
torno de 80.000 quilômetros. Não dirija com o pé apoiado na embreagem, pois
pode abreviar a vida útil do sistema.
Eu tenho
uma tabela onde anoto a cada reparo feito no carro com
Data – KM-
Serviço Feito- Peças trocada
Assim não
esqueço as datas das próximas revisões.
Tudo
checado por ai??
Boa
viagem!!!
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